Na terça-feira (28/3), a Superintendência de Defesa Animal em conjunto com profissionais da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ), atendeu à solicitação de uma família do bairro Petrolândia, tutora de aproximadamente 32 gatos adultos e filhotes. A família, que cuidava apenas de oito gatos adultos não castrados, solicitou auxílio da Prefeitura após perder o controle sobre a reprodução dos animais.
Segundo a superintendente de Defesa Animal do município, Mariana Licéia, um dos tutores solicitou uma vistoria para que fosse avaliada a possibilidade de castração dos gatos adultos e dos filhotes, com consequente encaminhamento dos mais jovens à adoção, já que família alega não ter condições financeiras de manter todos os animais.
A superintendente explicou que "devido ao grande número de gatos em um mesmo imóvel, foi necessário a equipe se deslocar para avaliar e intervir. Com a vistoria, foi constatada a necessidade da castração".
Licéia destacou a importância da castração em animais, uma vez que essa é uma forma eficaz de reduzir a população de cães e gatos, como também impedir o abandono e a transmissão de doenças. Segundo ela, o grupo de animais se enquadrou no perfil prioritário para castração pela Prefeitura, haja vista a alta taxa de reprodução. “A castração é importante para o controle populacional de animais, bem como para a promoção da saúde e do bem-estar deles. Quanto mais animais castrados, teremos menos animais nas ruas e menos doenças transmitidas entre eles”, explicou.
Conforme a superintendente, não foi encontrado nenhum sinal de maus tratos nos animais e eles estavam em um nível intermediário de bem-estar, acesso à água e comida, local limpo e com espaço suficiente, contudo, sem o devido tratamento veterinário.
Os tutores também foram orientados sobre a adoção responsável. Adotar um animal é um compromisso de longo prazo e requer cuidados constantes. Uma vez realizada a adoção, é necessário garantir que o adotante tenha condições de oferecer um lar adequado, com espaço suficiente para o animal se movimentar, alimentar e ter cuidados médicos.
A veterinária da UVZ, Priscila Andrade, acompanhou a visita e explicou que será realizada uma reunião na unidade, para avaliar como será feita a logística para receber todos os filhotes e adultos durante o processo de castração.
“Nós cadastramos todos os 32 animais. Iremos castrar todos os gatos, mas, primeiro, iremos nos planejar para que as castrações possam ser iniciadas. A tutora manifestou o desejo de colocar os filhotes para adoção após o processo. Assim, quando o processo encerrar eles irão procurar tutores responsáveis para os animais”, explicou.
A veterinária informou que a UVZ continua fazendo castração, seja na própria estrutura ou em clínicas conveniadas. A população interessada deve preencher o formulário disponível neste link (http://189.85.49.34:9191/siscast/public/) e entrar na fila para a realização do procedimento. O cadastramento para castração é realizado unicamente pelo site.
Desde a criação da Superintendência de Defesa Animal, em dezembro de 2022, por meio da Reforma Administrativa sancionada pela Prefeitura de Contagem (Lei Complementar n.º 3440), a gestão atual vem trabalhando na construção de políticas públicas voltadas para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar animal no município, garantindo que eles sejam tratados de forma justa, respeitando suas necessidades físicas, psicológicas e sociais.
A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses possui diversos cães e gatos disponíveis para adoção. Os contagenses interessados em adotar algum deles, podem entrar em contato com a UVZ e realizar um agendamento para conhecer os animais.
Para mais informações sobre confirmação do dia e horário da castração, agendar visita para adoção, solicitações de coletas de exames e dos demais serviços do setor, basta entrar em contato pelo telefone/whatsapp: (31) 992570013. O atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
ACESSE AQUI A GALERIA DE FOTOS (Ricardo Lima)